quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Adultério

Trair é violar a confiança produzindo conflitos morais e psicológicos. Trair significa descumprir com o compromisso assumido. Segundo a lei, trair é crime de deslealdade de um cidadão com sua pátria, mas socialmente falando, traição é sinônimo de adultério.

Mas será só isso? Não concordo. Existe traição entre pais e filhos, entre amigos, colegas de trabalho, sócios, entre empresas.

Porém nada é mais forte do que a traição do amado, o adultério. Pior ainda o julgamento quando é a mulher que trai.

Pesquisando, descobri que são vários os tipos e motivações que envolvem uma traição.

Infelizmente, para nós mulheres, os homens costumam cometê-las com mais freqüência do que pensamos.

Existe a traição ocasionada por um fato fortuito, sem envolvimento afetivo, ocasionado apenas pela oportunidade.

Nada vai representar na vida dele, e ele volta para você apaixonado como se nada tivesse acontecido.

E, na cabeça dele, nada aconteceu mesmo.

Há os que traem aqui e acolá, repetidamente, mas sempre voltam para suas mulheres. Na cabeça deles, desde que não se apaixonem não há o menor problema, é só mais uma “pulada de cerca”.

Grande reflexo de anos e anos de machismo e de mulheres donas de casa.

Mas, quando acontece o envolvimento emocional tudo fica mais difícil. Aí vem o conflito de querer manter os dois relacionamentos, de tentar conciliar o que é impossível.

Manter uma vida dupla é desgastante e difícil, e, a medida que a segunda relação vai se solidificando, mais cobranças virão e mais expectativas serão criadas.

Nós mulheres pensamos e agimos de forma diferente. Não é que não exista traição pelo lado feminino, claro que há, mas a motivação talvez seja diferente, pela forma como encaramos o amor e o sexo.

Toda regra tem sua exceção, mas na maioria das vezes a motivação é a falta de atenção, a solidão mesmo estando casada ou namorando, é a carência afetiva.

Em geral a mulher que trai está envolvida emocionalmente com o outro, não é uma questão de oportunidade, é necessidade. A traição feminina é mal vista até mesmo pelas amigas, diferente da traição masculina que é vista como auto-afirmação.

O ser humano erra, é de sua natureza. Admitir o erro e recomeçar, perdoar é que são elas. Mas trair nunca é solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário